A profissão mais antiga do mundo

A Rua São João é um lugar altamente comum. Como toda “Zona do Baixo Meretrício de qualquer cidade. Pelo menos é assim que a conhecia, até certa noite.
Fui com o Thiago (mais um na minha vida!) um amigo músico (mais outro!!), daqueles que não precisa muita convivência pra ter identificação. Ele estava de passagem pela cidade e foi com um amigo de infância e estudante de cinema. Após fecharmos um bar da "zona familiar" da mesma rua, fomos parar na outra ponta, que, até então era para mim, apenas uma concentração de bares "pé-sujo".
Encorajada por duas doses de Ypióca, abordei as meninas com alguma desculpa esfarrapada, que elas tiveram a sensibilidade de desconsiderar. Percebi que, por mais que a classe social demarque algumas diferenças, a opressão é meio universal. Só agora percebo que não fui movida por uma curiosidade antropológica, mas por algo muito maior, uma identificação que fez com que as perguntas não ficassem no âmbito do "como é sua vida?".
O segundo assunto abordado foi o abuso sexual sofrido em algum momento da vida e cometido por familiares. E ele não foi motivo de espanto ou dor. Foi recebido com identificação, naturalidade e relato de experiências. Foi a primeira vez que compartilhei realmente essa experiência, que é muito mais comum do que se imagina. Muitas vezes, a primeira vez que, sexualmente uma mulher é desconsiderada como ser humano e tratada como objeto.
Percebi também que, ser aquilo que é considerado a escória da sociedade, nem sempre é consciente ou uma escolha. Pode ser somente a única saída viável para quem tem filhos para criar e teve muitas situações que a fizeram chegar à conclusão do lugar que a sociedade lhe reserva.
Após mais algumas identificações, fui indagada se já havia caído em tal “vida”. Revelei, ao mesmo tempo em que me dava conta, que essa possibilidade sempre passa pela cabeça de todas as mulheres “comuns” quando as coisas ficam difíceis, mesmo que só por uma fração de segundos. Ser um objeto é muito mais corriqueiro e antigo do que a mais antiga das profissões. Tanto quanto ser mãe e, da maneira que for possível e, até mesmo impossível, sustentar e amparar o próprio filho.
Essas mulheres são tão desumanizadas, quando usadas como exemplo e ameaça para as mulheres de família” não fazerem o que desejam. São usadas como exemplo do que não se deve ser. Ou melhor, são usadas como ameaça para forçar o restante das mulheres a abrir mão de serem o que realmente são, sob pena de serem tratadas como putas. Como se fosse preciso ser paga em dinheiro por sexo, para ser prostituída. A prostituição tem muitas formas. Das mais explicitas, como essa profissão, até as mais sutis, como certos casamentos.
Tal encontro me fez comprovar o óbvio: essas mulheres, que são o objeto de ameaça para mulheres “pra casar”, são tão comuns, reais e humanas, que você poderia esbarrar com uma delas no mercado comprando leite pro filho e nem notaria. Tanto quanto poderia esbarra com uma “menina de família” se vendendo por uma carona num carrão e nem diferenciaria. A distância é muito menor do que se imagina.

Comentários

  1. Oi dani!

    Você escreve bem sim. Digo isso também quanto ao conteúdo. Parabéns pela sensibilidade e continue escrevendo!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi e como eu ja imaginava voce escreve super bem aborda bem os fatos e tem a sensibilidade referente as fatos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto. Conforme você dissertou mais que uma rotulação negativa a "puta" é um ser humano que apenas potencializou a opressão sobre as mulheres em profissão.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto!
    Escrever é encadear idéias e analisar. É pensar com o coração e com a razão, dialeticamente.

    Tem uma canção do Jovanotti , um cantor italiano que também trata da "frágil distinção entre esposas e putas".

    o detalhe é o que mais importa na crônica!!!

    ResponderExcluir
  5. O final é brilhante. De incrível sensibilidade para abordar uma dura verdade. O texto todo é muito bom. Orgulho de passar por aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diz aí o que fervilhou na sua mente

Postagens mais visitadas deste blog

Faz tempo, né

Limite